Holding Familiar Rural: Como proteger seu legado

O escritório Marinho e Ferraz Advogados Associados tem o prazer de apresentar o seu conhecimento em assuntos de holding familiar para empresários do agronegócio. Acreditamos que a adoção deste modelo de negócio pode trazer inúmeros benefícios para a gestão empresarial do setor, e estamos aqui para ajudá-los a entender o porquê.

A holding familiar é uma estrutura societária que reúne em uma única empresa o controle de outras empresas familiares. Com ela, é possível proteger o patrimônio da família, facilitar a sucessão empresarial e garantir a continuidade dos negócios, além de outros benefícios.

No agronegócio, a holding familiar é especialmente importante, pois é comum que as empresas tenham várias unidades produtivas em diferentes localidades e, muitas vezes, em estados diferentes. Além disso, o setor também lida com a sucessão familiar, que pode ser bastante complexa. Por isso, a holding familiar é uma excelente opção para garantir a continuidade dos negócios, a proteção do patrimônio familiar e a simplificação do processo de sucessão.

Para os empresários do agronegócio que desejam adotar a holding familiar em seus negócios, é importante se atentar a alguns pontos importantes. Separamos os principais tópicos que devem ser considerados:

  1. Planejamento sucessório: A holding familiar pode ajudar na preparação para a sucessão empresarial, que é um processo delicado e muitas vezes conflituoso. Com ela, é possível planejar a transferência do controle das empresas de forma mais tranquila e garantir que os negócios continuem a ser geridos pela família.
  2. Proteção patrimonial: Com a holding, é possível proteger o patrimônio da família, garantindo que ele não seja afetado por questões pessoais de cada um dos membros. Além disso, a estrutura ajuda a evitar conflitos entre os herdeiros em relação à distribuição dos bens.
  3. Economia tributária: A holding familiar também pode proporcionar economia tributária, uma vez que é possível utilizar a alíquota do Imposto de Renda das pessoas jurídicas, que costuma ser menor do que a alíquota das pessoas físicas. A Holding Familiar também pode ser uma estratégia eficiente para reduzir os custos fiscais e tributários da empresa, pois permite a utilização de benefícios fiscais e planejamento tributário.
  4. Gestão patrimonial: A Holding Familiar permite a gestão patrimonial dos bens da empresa de forma centralizada, facilitando a administração e controle dos negócios, bem como a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

Segundo o sócio-fundador do escritório, Dr. Thiago Marinho, “a Holding Familiar é uma importante ferramenta para a proteção e gestão do patrimônio empresarial, pois permite uma melhor organização dos bens e a possibilidade de planejamento sucessório”. Por isso, recomendamos que os empresários do agronegócio considerem a adoção da holding familiar em seus negócios, e contem com a expertise do escritório Marinho e Ferraz Advogados Associados para orientá-los neste processo.